quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa Junina 2011

Foi realizada a festa junina interna na nossa unidade escolar, os alunos dançaram quadrilha, comeram pipoca, macunzár, arroz doce, cachorro quente e tomaram sucos e refrigerantes.







terça-feira, 21 de junho de 2011

O polvo e o rouxinol

Os alunos da 4ªE-PIC criaram seus e-mails no gmail, enviaram mensagens a POIE, a mesma enviou uma atividade por e-mail (em anexo), “O polvo e o rouxinol”.
Os alunos abriram seus e-mails e baixaram nas máquinas o arquivo Power Point. Fizeram a leitura do texto que ressalta as dificuldades ortográficas U e L. Depois fizeram as atividades do mesmo arquivo, escreveram os nomes das quatro figuras (mel, alface, funil e mel) e criaram um pequeno texto utilizando essas palavras.










segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alfabetização - 1ª séries

As 1ª séries estão desenvolvendo atividades realizadas no Programa Power Point destinada a ALFABETIZAÇÃO.
Atividades para ordenar o alfabeto, clicar na letra inicial do nome da figura, meios de transportes, clicarem nas letras para formar o nome das figuras, digitarem as letras para escrever o nome das figuras e outras.

1ªB- ProfªMarisa














1ªE- ProfªLuzimare








quarta-feira, 15 de junho de 2011

Publicação das FOTOS "Metrópole Digital"

No encontro com os alunos monitores no dia 14/06/2011, discutimos os seguintes itens:
*Lembretes: Toda mensagem publicada no Blog do aluno monitor no ThinkQuest devem conter- NOME – SÉRIE – NOME DA ESCOLA – NOME DAS POIEs.
*A 1ª mostra do projeto “Metrópole Digital”, que acontecerá na 1ª semana após o recesso escolar.
*Explicação de como REDEFINIR SENHAS no ambiente ThinkQuest e como e onde publicar as FOTOS do projeto “Metrópole Digital”.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Inscrição no ambiente do THINKQUEST

Inscrição das 4ª 6ª 7ª e 8ª séries no ambiente do THINKQUEST para o desenvolvimento dos projetos:
-4ªséries: Memórias Compartilhadas
-6ªséries: Metrópole Digital
-7ªséries: Lixo Extraordinário
-8ªséries: Dom Casmurro


terça-feira, 7 de junho de 2011

PEA - JEIF realizada ontem (06/06/2011) sobre os projetos em nossa escola e no mundo (ThinkQuest)!!!

Fotos do nosso PEA (Projeto Especial de Ação)/JEIF (Jornada Especial Integral de Formação).
Obs.: O PEA é uma formação, onde os professores junto aos coordenadores, cada qual na sua unidade escolar, fazem estudos para reflexão, prática e aprofundamento do projeto “Ler e escrever” que ocorre em todas as EMEFM da Prefeitura de São Paulo (de 2ª a 5ª feira, no horário das 12:00 às 13:30). Abaixo algumas fotos e após, a ata com o relato da reunião ocorrida em 06/06/2011:
Aos seis dias do mês de junho do ano de dois mil e onze, no Laboratório de informática educativa (LIE), realizamos nossa "JEIF - PEA", onde os professores conheceram sobre o ambiente ThinkQuest (projetos mundiais) e o projeto "Metrópole Digital". A POIE Marilli falou também sobre os projetos da nossa escola que estão sendo desenvolvidos e publicados nele e no BLOG de nossa escola, e citou os professores que estão em parceria, destacando os trabalhos em conjunto com as professoras OSL’S (Antonia e Sandra), uma dupla que transmite toda sua paixão em suas aulas contagiando aos alunoss.

A profª. Antonia comentou o sucesso que se percebe quando há interligação entre as áreas de conhecimento ou as aulas trabalhadas em conjunto com o grupo de professores (ainda que esse grupo, seja dupla ou trio), o retorno dos alunos é visível! Citando como exemplo o projeto “Cultura indígena”, no qual até se destacou uma aluna da 5ª série C (Vitória), que nos encantou, nas rodas de conversa com a profª Sandra e comigo (POIE Luciana), citando que gostou tanto de saber mais sobre o que ela já gostava, que quer até ser pediatra para trabalhar na Amazônia e cuidar dos CURUMINS (crianças indígenas), em todas as aulas os olhinhos dela até brilhavam e sempre comentava os vários livros que solicitara na "SL" e lera. A profª Antonia citou ainda o projeto “Dom Casmurro”, que tem sido outro sucesso, pois tem até lista de espera para a leitura do livro que dera título ao projeto, a partir da peça teatral sobre o livro e eu que estava encarregada das fotos e deste relato, não pude deixar de notar e comentar que dessa vez foram os olhinhos da profª que brilharam, bem como de seu par na “SL” que concordava com tudo gestualmente e com a mesma vibração. Já foi relatado no BLOG, mas a profª citou também aqui nessa reunião que acompanhamos 40 alunos (8ªs séries e alunos monitores) à biblioteca Cora Coralina, para assistirem à peça, e o relato sobre ela feita pelos alunos multiplicadores, foi a primeira etapa deste projeto, o meu par na “LIE”, comentou que as turmas que já iniciaram o trabalho para esse projeto no ThinkQuest já possuem até dois grupos: o dos favoráveis e o dos contrários ao ao dilema de ter ou não havido a traição de Capitu. O contágio foi tamanho, que tanto durante a peça quanto no retorno para a escola percebemos a satisfação e o envolvimento dos alunos na trama, não relatei na hora, pois já havíamos comentado informalmente, mas deixo registrado aqui e agora que os atores prenderam tanto a atenção das turmas (estava lá também a “CJ” - “Comunidade Jovem”), que mesmo eles tendo se utilizado em uma das cenas, um jornal do dia, no qual trazia a vitória do Santos sobre o Corinthians, todos continuaram em silêncio e concentrados às cenas (e olha que só se comentava sobre esse jogo até a hora em que adentraram o ambiente, e lá suas mentes ganharam outro foco), foi lindo de se ver!!! Para abrilhantar ainda mais o que já estava radiante, em algumas cenas desfrutamos do cantarolar de "Teresinha" (Chico Buarque) e ainda mais um pouco, a canção ao som de um acústico no violão.
Foi comentado também sobre o projeto “Lixo Extraordinário”, que teve origem num trabalho desenvolvido pela profª Sandra de Ciências em suas aulas e ela juntamente com a POIE Marilli montaram o projeto no ThinkQuest.
E não parou por aí, pois o meu “par mais que avançado”, com sua vasta experiência no LIE, resgatou o projeto “Memórias” que segundo ela, foi um dos mais gratificantes de se trabalhar, embora SME sempre traga excelentes projetos, mas esse em específico ela, juntamente com a Sueli (POIE na época), fizeram um lindo trabalho, inclusive com os professores no nosso PEA/2008 e gostamos muito, e agora ela trouxe à Memória esse projeto “Memórias”, o qual será desenvolvido com os alunos das 4ªs séries, aproveitou para informar também que nós POIE’S, já conversamos com as professoras sobre o trabalho que será desenvolvido em parceria, entre nós “LIE”, “SL” e elas, que gostaram e aceitaram prontamente! Ainda contará com o enriquecimento das leituras que serão feitas na "SL", e a profª Antonia comentou um pouco sobre as histórias que já constam do projeto no ThinkQuest.
A reunião foi bastante proveitosa e alguns professores solicitaram a participação assim que a foi feita a explanação sobre este rico espaço (MUNDIAL) de aprendizagem. Conversamos com a coordenadora Jacqueline para que tenhamos outras reuniões nas quais os professores possam conheçam ainda melhor e possam fazer o seu cadastro.Foi informado também aos professores que queiram fazer outros projetos que “falem conosco” (as POIE’S e OSL’S) e serão muito bem vindos.Embora não exista nada como a magia e o encanto do momento, tentei ser o mais fiel possível ao redigir aqui a nossa reunião. Aproveito o momento para parabenizar aos nossos alunos pelo envolvimento e participação ativa em nossos projetos, bem como à parceria com os professores que só enriquecem o nosso trabalho!!! O nosso agradecimento a todos.
Eu a escriba do dia, agradeço também em especial à profª Sandra (Ciências) que me ajudou com as fotos, só faltou a foto de uma das fotógrafas desse dia, fotografando (eu mesma, mas ela que está sempre pronta a nos ajudar, num outro evento não faltará essa foto, a de ambos os fotógrafos!).

*****************[Profª Sandra fotografando]******************


Na verdade uma "falha nossa" faltou também a foto da Profª Antonia, enquanto fazia a sua explanação. Atentas aos ocorridos, num próximo evento tomaremos esses cuidados.

E assim, termino o relato de um dia de nossa JEIF, que consta também em nossa ata de formação do PEA. POIE LU/Madre Joana/DRE-G.

Cadastro dos alunos no THINKQUEST da 5ª C

Os alunos da 5ª série C foram cadastrados no ambiente do THINK QUEST. A POIE orientou quanto a seriedade das postagens e que este ambiente só pode ser usado para os projetos desenvolvidos na escola.


5ªC




domingo, 5 de junho de 2011

Parlendas - 1ªB

A Profª Marisa trabalhou as parlendas em sala de aula com os alunos da 1ªB e participou da gravação no Laboratório de Informática. As parlendas são brincadeiras antigas e fazem parte do folclore brasileiro, geralmente são pequenos versinhos com palavras que rimam entre si e que proporcionam às crianças divertimento e aprendizagem.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sólidos Geométricos

A Profª Valéria desenvolveu com a 4ªD uma atividade sobre Sólidos Geométricos. Ações: *Destaque das faces da figura e planificação. *Trabalhando a base. *Arestas, vértices e faces. *Montagem dos sólidos geométricos, escolha de figuras pelo grupo, partindo das figuras escolhidas e montar uma cidade.

Campeonato de XADREZ

A aluna Nathalli da 6ªC, fez a montagem das fotos do Campeonato de XADREZ, realizado no dia 20/05/11 no CEU Água Azul para a classificação do Pacaembu, acompanhados pelos Prof. Edson e Alexandre.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O caso do bolinho 2ªA

O caso do bolinho é uma história narrada e bem animada, onde os alunos se prendem a ela, devido a uma musiquinha com uma melodia muito gostosa de ser cantada. Fizemos uma roda de conversa sobre a história e os alunos ilustraram um bolinho caracterizado.

2ªA- Profª Gisele

Mariana

Jonatas

Guilherme e Marcos

Laís

Marcelo e Luiz Henrique

Edson

Matheus e Gabriel

Ana Elisa e Leonardo

Rebeca

Eduarda

Filipe