terça-feira, 31 de maio de 2011

Vídeo do 1º enc.do curso Metrópole Digital!!!


Vídeo de parte do 1º encontro do curso "Metrópole Digital" e a belíssima fala e a leitura feita pelo Mesac do texto "A história de um olhar", do livro "A vida que ninguém vê" (Eliane Brum)!!! Curso este que nos deixou ainda mais apaixonadas pelas TIC'S e os meios transmidiáticos!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bonecos Mamulengo- "O corcunda de Notre Dame"

O grupo de Teatro de Bonecos Mamulengo existe há mais de 30 anos e é formado por profissionais da rede municipal. Atualmente são as professoras Clarinda Sousa, Irany Araujo, Helena Borges e Sueli Mancini que manipulam os bonecos e confeccionam cenários e adereços.
Os alunos das 2ª séries tiveram o prazer de estarem presentes na apresentação da peça "O corcunda de Notre Dame" no CEU Jambeiro, acompanhados das professoras Vera e Gisele.
O espetáculo promoveu um encontro sensível e muito agradável.















Homenagem às mamães em 06/05/2011!!!

Seguem os LINKS dos vídeos de HOMENAGEM ÀS MAMÃES do período da tarde. Na parte I (vídeo 1) estão as apresentações dos alunos do ensino fundamental I e na parte II (vídeo 2), as apresentações dos alunos do ensino fundamental II. Foram divididos em dois vídeos para postagem no YouTube e para assistir com melhor resolução!!!
Parabéns a todos que se empenharam para a homenagem na qual tivemos belíssimas apresentações!!!
Vídeo 1:

Vídeo 2:

E como todo dia é dia das mães tenham sempre um...



GRAACC

Na JEIF, dia 30/05, fomos agraciados com a presença do Flávio do Grupo de Apoio ao câncer infanto-juvenil GRAACC, o mesmo ministrou uma palestra sobre os sintomas e prevenções ao câncer, nos apresentou vídeos do Hospital GRAACC, sem fins lucrativos fundado em 1991.
Para maiores informações acessem o site:
www.graacc.org.br







11ª reunião de monitoria do LIE e o "Curso Metrópole Digital"

No nosso 11º encontro da reunião de monitoria do LIE (transferido de 25/05/2011 para 27/05/2011), fiz o comentário sobre o 1º encontro do curso "Metrópole Digital", onde os alunos viram algumas fotos e vídeos que fiz no dia do evento em 21/05/2011, uma data e um momento único e que ficará para sempre em mim!!! Também lemos o comentário que postei no ThinkQuest.
Contribuição com o vídeo onde o Mesac fala e faz uma linda leitura dedicando-a a nós professores: "A história de um olhar" do livro "A vida que ninguém vê" de Eliane Brum. Segue também o meu "pequeno" comentário (foi tão apaixonante que ficou impossível resumir mais!!!). Outras contribuições estão no ThinkQuest, mas em breve também aqui no BLOG da nossa escola.
Foi muito gratificante, pois já tive retorno dos nossos alunos, de outras escolas, de professores e um retorno que me emocionou muito também da Lia/SME, é muito bom dar e receber amor.
Segue abaixo o meu comentário apaixonado no ThinkQuest e lido neste 11º encontro:
PAIXÃO, exatamente como fiquei neste 1º encontro do “Curso metrópole Digital I”, a cada palavra, cada imagem mais me extasiava e só confirmou o que já esperava do projeto, aliás, confirmou não, pois superou e muito as minhas expectativas. Já sabia de antemão que um curso organizado pelas “meninas” da SME - DOT-IE, não seria diferente, por mais que saibamos que será ÓTIMO, ainda consegue ser melhor!!! (“meninas”, pois como uma menina que ganhou o doce mais gostoso, elas saboreiam conosco do “alimento” que elas nos trazem, alimento pra enobrecer ainda mais a profissão e encantar a alma).

A LIA citou no final de sua fala que o aluno ama o amor do professor e nós professores, amamos o amor com o qual vocês (Lia, Denise e Rosana) amam o que fazem e nos trazem!!!
Como traduzir em palavras o encanto e a emoção que este encontro nos trouxe, o que falar sobre o Mesac e a Diana que tal qual “uma gota de chuva numa pétala de flor que brilha tranquila, depois de leve oscila” fizeram cair em meu rosto, ‘como lágrimas de amor” toda a paixão que eles nos trouxeram!!! (com a licença poética dos imortais: Tom e Vinícius, foi um pouco do muito que senti).

Falou-nos sobre o transmidiático que transita de uma mídia pra outra, sobre a “festa em torno da foto”, “festa fotográfica”, as fotos que podem ser manipuladas, e os diversos pontos que nos ligam na metrópole, da conexão através das imagens.

Assistimos a um vídeo: “Outros Severinos” feito pelo grupo “Embolex”, que nos deu uma idéia do trabalho que ele desenvolve com este grupo.

Minh’alma transbordava num misto de emoção e alegria, quando o Mesac fez “o sal molhar o meu sorriso” (salve, Gonzaguinha), ao terminar de ler um texto do livro “A vida que ninguém vê”, isto após ele ter nos “seduzido” ao falar do olhar que respira, que seduz, se aproxima e flerta, dos olhos de paixão que vai além da realidade, transforma a realidade, o olhar de paixão que transforma o feio em bonito, pois enxerga além do que está a sua frente.

E foi com esse olhar que ele nos deixou, eu, em prantos, provocado pelo belíssimo texto que ele nos lera e dera vida e entra em cena a Diana, que iniciou sua mostra de fotos ao som da música: Paciência (Lenine), e nos disse que “não existe câmera mais perfeita do que os próprios olhos”.

Falou-nos com toda a sua doçura e emoção que fez despertar em nós também a mesma sensação, na 2ª mostra de imagens falou sobre o abstrato que fala do subjetivo e utilizou-se de uma música instrumental (Eduardo Agne).

E a 3ª mostra transmidiática foi com a música “Esquadros” (Adriana Calcanhoto), que seleção que nos levou através das cenas e sons a “sentir imagens” e “ver sensações”, isto mesmo, uma simbiose tamanha que tudo se misturou numa fluidez própria de quem chega onde quer chegar, a tocar a alma.

Falou-nos da importância do que eu quero resgatar com o olhar que eu lanço sobre algo, e frisou que não é a melhor máquina, mas a intenção!!! O lançar luz ao cotidiano. E nos embeveceu ao falar sobre a “captação legal”, a nossa intenção: mais escuro, ou mais claro, a textura, as nuances, o preto e branco, a luz natural e a luz artificial, a simetria ou assimetria, enfim, meu olhar, com certeza agora é outro, muito mais poético do que já era e paixão e poesia foi a tônica do dia!!! Falando em dia, mostrou-nos a diferença da luz do dia e a luz do entardecer, enquanto uma é suave, a outra tem uma carga. E como ela ama a natureza, a chuva, enfim, o que ela faz com tanta exuberância e ao mesmo tempo simplicidade!!!

E a dona Lena que ela citou com um carinho todo especial, devido ao amor que ela dedica à escola "com fins filantrópicos" que fazem parte e pela foto nos lembra mesmo um chamego e um cuidado de vó, naqueles tecidos alvinhos no varal!!!

E assim, contando suas ricas histórias, ela tornou-se ainda mais bela aos nossos olhos ao falar também sobre a beleza que existe em tudo, até na pobreza e no que à primeira vista não pareceria tão belo, mas que a um olhar sensível, que enxerga com paixão tem o poder transformador. Como a situação que ela nos descreveu com tamanha emoção que seus olhos marejaram e sua voz embargou quase não conseguindo finalizar, que foi ao comentar sobre uma dupla de alunos “daqueles danadinhos, que parece nem estar tão atento”, mas ao serem questionados sobre como eles editariam numa imagem que eles tiveram que analisar (a de um trabalhador todo suado e de costas), um deles surpreendeu-a e a emocionou dizendo que colocaria asas nele. Nem é preciso dizer que todos compartilhamos com ela da mesma emoção e ficamos extasiados, encantados, apaixonados pela sua paixão ao que faz!!!

Enfim, pra concluir, se eu fosse tentar descrever um pouco de tudo o que este 1º encontro me trouxe, um livro não seria, suficiente, por isto esperei uns dias pra escrever, senão com toda a emoção do dia, seria mais difícil ainda conter as palavras, então agora vou me controlar e encerrar com uma outra citação que a LIA nos trouxe: “O teu olhar melhora o meu” (Madalena Freire).

Espero conseguir melhorar o meu olhar sempre mais a cada dia e despertar o olhar dos meus alunos para a beleza que há em tudo e o projeto Metrópole digital é a lente que estaremos focados rumos a essa fascinante aventura: “a paixão da festa fotográfica (“pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus, ...” – Esquadros – Adriana Calcanhoto)”!!! POIE LUCIANA – EMEF. “Madre Joana Angélica de Jesus” – DRE-G.


domingo, 29 de maio de 2011

Inscrição no ThinkQuest- 7ª e 8ª séries

Iniciamos as inscrições da 6ªC e dos alunos das 7ª e 8ª séries no ThinkQuest, os mesmos já alteraram suas senhas, mudaram seus ícones e exploraram o ambiente.
Com as 8ª séries iremos desenvolver o Projeto "Dom Casmurro" e com as 7ª séries iremos desenvolver o Projeto "Lixo Extraordinário".

6ªC







7ª e 8ª séries

Novo Olhar...

Fui agraciada, como tantas pessoas, de estar presente no dia 21/05/11 na UNIBAN sendo presenteada pela palestrante Diana Gerbelli. Sempre AMEI FOTOGRAFIAS, mas ela fez-me enxergar um NOVO OLHAR com sua excelente palestra. Saí de lá encantada, com ela e com essa nova proposta de trabalho.
Foi muito fácil transmitir essa mensagem aos nossos alunos, pois quando nos encantamos com algo a facilidade de transmissão é simples.
No mesmo dia fui para “Meu Refúgio” e claro, com a câmera na mão e no percurso e em minha propriedade fiz alguns registros que gostaria de compartilhar com vocês.
Irei mostrar aos meus alunos minha produção.

POIE Marilli

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Início do Projeto "Dom Casmurro"-ThinkQuest

Os alunos da 8ªA e 8ªB, iniciaram o processo da 1ª etapa do Projeto "Dom Casmurro". Os alunos que estiveram presentes no teatro publicaram um breve relato do que acharam da peça teatral.
Todos os alunos assistiram ao vídeo da ProfªRafaela Motta, onde ela relata o estilo "Machado de Assis" e revela traços marcantes da obra 'Dom Casmurro".
(Aulas Vestibular Português Literatura) Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)




8ªA














8ªB